Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Simpósio debate desafios das Eleições 2020 e o uso da tecnologia

Evento discute desafios das eleições mais tecnológicas da história.

Publicado por Regina Midori
há 4 anos

O Brasil vive um momento de incertezas sócio-econômicas, advindas com a crise sanitária trazida pelo COVID-19, onde estamos nos adaptando a novos hábitos, aulas remotas, trabalho em regime home-office e distanciamento social . O ambiente virtual nunca foi tão utilizado em todo planeta, as pessoas passaram a utilizar cada vez mais as ferramentas de tecnologia da informação, através das suas redes sociais, aplicativos bancários, e-mails e sistemas de informação web. Com isso, o volume de dados em toda rede mundial de computadores teve um crescimento exponencial, sem que tivéssemos tempo hábil para uma preparação para enfrentarmos os problemas que a tecnologia também proporcionou em um momento como este: cresceram também o número de crimes cibernéticos, fake news, uso indevidos de dados pessoais, educação digital dos filhos, entre outros.

O Processo Eleitoral de 2020 vem com uma roupagem totalmente diferente, onde os meios digitais serão a única forma de conquista do eleitorado, já que o corpo a corpo não ocorrerá pela primeira vez na história. Observa-se também um crescimento de Fake News, ou disseminação de notícias falsas com o objetivo de enganar o eleitorado e assim alterar os resultados nas eleições. Pensando nessas importantes questões envolvendo a tecnologia como cerne, profissionais discutirão estas questões (de forma virtual) no 1º Simpósio Brasileiro de Direito Eleitoral Digital.

O evento ocorrerá dia 18 de agosto, próxima terça-feira, das 18h20 as 22h e contará com a presença do ex-ministro substituto do TSE, Joelson Dias; o ex-Diretor de Polícia Forense da Interpol em Lyon/França, Paulo Quintiliano da Silva; o especialista em prova digital, advogado criminalista Thiago Vieira; juíz do Tribunal Regional eleitoral do Piauí, Edson Vieira Araújo; especialista em tecnologia e CTO da empresa Verifact, Alexandre Munhoz; perito AdHoc em computação forense, Raimundo da Cunha Neto.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link https://www.sympla.com.br/i-simposio-brasileiro-de-direito-eleitoral-digital__931402

Público-Alvo: Candidatos, políticos, assessores, acadêmicos, profissionais do Jurídico, de Tecnologia da Informação, ou outros profissionais que tenham interesse nas áreas de Direito Eleitoral Digital.

Serviço:

1º Simpósio Brasileiro de Direito Eleitoral Digital

Quando: 18 de agosto de 2020

Onde: Evento online

Inscrições gratuitas através do link https://www.sympla.com.br/i-simposio-brasileiro-de-direito-eleitoral-digital__931402

  • Publicações7
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações164
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/simposio-debate-desafios-das-eleicoes-2020-e-o-uso-da-tecnologia/901410882

Informações relacionadas

Leonardo Castro, Professor de Direito do Ensino Superior
Artigoshá 9 anos

Crimes Hediondos: dicas rápidas que podem salvar uma questão em sua prova

Regina Midori, Diretor Geral de Empresa e Organizações
Notíciashá 4 anos

Tribunal reconhece provas digitais registradas com solução tecnológica

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)